quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VOCE TAMBEM QUER SER UMA PIN- UP?


1
Valério Cicqueira

Qual o porquê de uma adolescente, entre 15 a 20 anos, criar um perfil em uma página na internet para divulgar seu auto-retrato com fotos sensuais e/ou sexies de seu próprio corpo? Seria uma necessidade ou desejo?


Esse sites são de empresas que disponibilizam um serviço gratuito. Sabemos que há uma especulação no mercado de máquinas fotográficas digitais, que utilizam os “fotologs” como isca, para aumentarem o número de vendas.


Não podemos esquecer que existe uma banalização no uso da imagem feminina, sempre de forma exagerada nos programas de televisão, onde garotas se tornam celebridades ao expor seus corpos nus em programas de competição, para descobrir quem é a mais bonita e “gostosa”.


O mundo atual é da imagem. Consumimos imagens diariamente de forma involuntária e/ou imposta, através da publicidade nos múltiplos meios de comunicação.


As imagens expostas em “fotologs" ou similares é uma alusão à beleza encontrada nos ensaios fotográficos de revistas masculinas, com fotos de corpos perfeitos ou tratada no “Photoshop”. A busca pelo corpo perfeito e esculpido nesta ferramenta de computador ou em uma clínica de estética (beleza).


Quando penso nessas super “modelos” construídas de forma artificial, me pergunto para quais fins? Para atrair o maior número de machos da sua espécie e satisfazer os desejos do sexo oposto de contemplar a figura feminina? Para ser símbolo sexual do momento? Será que ela tem consciência que existe a lei da gravidade e que as células do corpo humano não se repetem? Não sei, posso procurar um sentido profundo e ser o mais racional possível que não vou encontrar uma resposta satisfatória, pois, quem vos escreve é um ser masculino. Aí vou ouvir dos machos de plantão que todas as mulheres têm que ser gostosas e siliconadas.


Ou, sei que essas figuras femininas vão ser usadas de forma demasiada no auge de sua juventude e de vez em quando vão participar nas colunas sociais de um grande jornal. Outras vezes vão mover uma ação judicial, pelo uso indevido de suas imagens e viver desta forma, confortavelmente, para os próximos dias.


É lamentável todas querem ser Cicarelli ou a garota da PlayBoy. Todas querem ser uma bonequinha sexy.


Quando vou ver alguns “fotologs” de desenhos de amigos percebo que é grande o número de imagens de meninas que almejam os seus 15 minutos de fama, e o pior de tudo isso, é que existe um número grande de meninas com menos de 16 anos posando para suas próprias câmeras fotográficas e fazendo fotos “sensuais”, com direito á uma produção e boa iluminação como se fossem uma propaganda de filme “pornô infantil”, isso é pedofilia?


Acredito que seja algo patológico: esquizofrenia em tudo isso. Cada vez que navego, me surpreendo mais. Para quem ela esta se mostrando? É um concurso de beleza mundial para descobrir qual é a foto mais “sexy” da rede, qual é a foto mais sensual? Os espelhos é que o digam: quantos flashes já foram disparados contra eles em um auto-retrato de uma mocinha de 12 anos.


Não acredito que elas estão fazendo fotos para suas amigas da escola, para as pessoas mais próximas ou para descobrir quem tem mais criatividade; quem sabe descobrir entre elas quem é mais “gostosa”. Pelo contrário, devem ter certeza que estão sendo vistas, igual aquele programa que tem algumas câmeras escondidas onde as pessoas simulam a vida real. Todas querem ser uma pin up.

Nenhum comentário:

Postar um comentário