segunda-feira, 10 de outubro de 2011

AS APARENCIAS ENGANAM





Hoje, nossos aparelhos de televisão são de alta definição. Maravilhosos. Uma pessoa de 50 ou 60 anos com pele de 20: pele aveludada, sem uma mancha, sem rugas e com um intenso frescor: uma boneca de porcelana. E muito filtro e Photoshop na jogada.

Quantas pessoas, portadoras de dismorfofobia - transtorno psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva de algum defeito físico -, que ao saírem da frente da telinha, em direção ao espelho, não irão constatar a triste diferença? Estas passarão a gastar horrores de dinheiro com cremes, com inúmeras cirurgias para terem um rosto daqueles, visto em alta definição. E o Photoshop?? Muitas pensam que aquela maravilha de pele é só maquiagem. Televisão e revistas vivem de imagens, quem não sabe?

Quantas mulheres não ficam decepcionadas ao enfrentarem os seus espelhos, querendo fazer um nariz mais fino, puxar os olhos, levantar as sobrancelhas e até arriscar a conhecida boca de repolho, sem contorno e sem beleza? E as bochechas lisas, que deformam a fisionomia? Que tristeza.

O pessoal está confuso, uma insatisfação com o corpo de dar pena. Virou moda colocar enxerto dos pés à cabeça. Menos nos neurônios. Não sei mais a quem querem agradar. Não existe alguém que diga que a fulana está deformada. A impressão que se tem nesses casos é que o procedimento deu errado.

É bom quando aceitamos alguns defeitos esculpidos pela natureza. Isso é vivência, é a nossa história. Ninguém, na nossa idade, - idade média -, está com tudo certinho. E qual o problema? Será que ninguém pensa que um dia irá envelhecer? Diariamente, assistimos os estragos feitos pela aplicação das químicas nos cabelos e na pele. E mesmo assim a coisa continua.
Valha-me Deus.

Ontem recebi um telefonema, aqui em casa, oferecendo uma troca do sistema atual da televisão a cabo para um mais perfeito, com mais fidelidade, ainda. Na TV que temos, não vejo defeito algum. 

Penso o tanto que somos iludidos quando aceitamos tanta coisa retocada na televisão e nas revistas. Estamos comprando gato por lebre. Tudo é filtrado. Gente fabricada, gente que aparece só em sonhos. De vez em quando alguém pega a beldade de surpresa e na real, e ninguém poupa; entra na fofoca direto!

Mas, a vendedora não me largava - o que me deixou um pouco fora do eixo. Então disse à ela por que maior perfeição  se a atual imagem é ótima; que ninguém tem aquele rosto que aparece na tela; que não existe natureza mais bela; que o colorido dos animais é deslumbrante - até as baratas ficam atraentes.

Confesso que já estava cansada de ouvir sobre a tal definição e resolvi dizer à vendedora: 

Negócio fechado, moça!! Se vocês trocarem todos os espelhos da minha casa, se me pagarem algumas cirurgias; se minha pele ficar uma porcelana; se meus cabelos ficarem maravilhosos e se a minha alma não ficar vazia, eu topo!
- COOOMO??

- É isso, moça, ainda não entendeu?
Desligou sem me dar um tchauzinho; deve ter me achado muito esquisita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário