terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Relacionamento à distância: saiba como lidar


Relacionamento à distância: saiba como lidar

ASSUNTOS: RelacionamentoSexo

namoro à distância requer mais que amor

Por Cecilia Minner

Relacionamento à distância pode parecer o início do fim. Mas quem vive e aprende a lidar com as adversidades inerentes a essa situação sabe que o julgamento não passa de um preconceito. De fato, fácil não é. Um namoro entre casais de cidades diferentes exige paciência, compreensão e, principalmente, confiança no parceiro. A saudade pode ser amenizada com ligações e mensagens ao longo do dia. A solidão pode se tornar um momento propício para o autoconhecimento. E o sexo? Essa pode ser a parte mais difícil, mas há maneiras criativas de amenizar a falta do parceiro. Depois de conversar com especialistas em relacionamento e pessoas que já passaram por isso, reunimos abaixo dicas para ajudar os casais que estão distantes. Confira.   
  • 1
    Comuniquem-se todos os dias
    Já que vocês não se veem com frequência, é importante que mantenham um bom diálogo. Conte como foi o seu dia de trabalho, como foi o encontro com os amigos, quem você conheceu de novo, algum episódio engraçado que tenha acontecido. Vocês não precisam ficar horas no telefone ou na internet, somente o suficiente para dividir as novidades. É uma forma de vocês não se distanciarem emocionalmente. É legal também mandar mensagens de texto ao longo do dia, isso pode dar a sensação de que vocês estão ainda mais próximos. Um telefonema inesperado, no meio da tarde, também pode fazer diferença.    
  • 2
    Confiança é pré-requisito
    Confiança é pré-requisito pra qualquer relacionamento à distância dar certo. Não adianta você querer controlar uma pessoa - mesmo próximo, cada um faz o que sente vontade. Mas, pense, se vocês continuam namorando, mesmo à distância, é porque se gostam, e é com você que ele(a) quer ficar. Não caia no erro de ficar interrogando o outro toda vez que ele(a) sair com os amigos, ou demorar para responder uma mensagem. "Quando matemos um relacionamento à distância temos a sensação de que trair é mais fácil. Mas se a relação for madura e forte, não é isso que vai favorecer uma traição”, explica a psicanalista Julia Nava, especialista em terapia de casal.
  • 3
    Ficar sozinho também é bom
    Se você se mudou para uma outra cidade, aproveite ao máximo esta nova experiência. Conheça novas pessoas, saia com um grupo para se entrosar, faça passeios para conhecer o local. "Se você continuou na mesma cidade, aproveite para rever antigos amigos e ficar mais tempo com a família. É um tempo só seu, então, faça tudo aquilo de que gosta", sugere a advogada Ana Miranda, de 29 anos, que há 10 meses namora à distância. "É um momento de descobrimento, tanto para quem vai quanto para quem fica. Ambos amadurecem com isso, inclusive, a relação. Quando uma pessoa consegue ficar bem sozinha, fazer programas que realmente gosta, mostra que ela se conhece bem. É meio caminho andado para ter um relacionamento de sucesso", recomenda a psicanalista, especialista em terapia de casal, Julia Nava.
  • 4
    Sexo virtual é alternativa
    Essa pode ser uma das questões mais difíceis de um relacionamento à distância, mas há maneiras de se satisfazer sexualmente até encontrar o parceiro. Já pensou em sexo virtual? "Você pode fazer um striptease, em frente a uma webcam, especialmente para ele. Sexo por telefone também pode ser uma ideia. Vocês podem dizer, ao telefone, exatamente o que gostariam de fazer, e deixar a imaginação voar", indica a terapeuta sexual Maria Scobar. Uma alternativa também é alugar um filme erótico e se divertir sozinho, ou até mesmo na "companhia" do parceiro. Mandar mensagens apimentadas pelo celular, dizendo suas fantasias e desejos daquele momento, é outra forma de não deixar a relação esfriar. 
  • 5
    Faça um planejamento
    Namorar à distância significa, também, aumentar os gastos. Você começa a pagar ligações interurbanas ou internacionais, para conversar e mandar mensagens com frequência. Passagens de avião ou ônibus para ir visitar o namorado também devem entrar no orçamento do mês. E é imprescindível um planejamento para evitar maiores gastos com viagens de última hora. "Quando morei durante um ano no sul do Brasil e o meu namorado continuou no Rio de Janeiro, fizemos até planilha de orçamento com as passagens de avião e ônibus. Quando uma companhia aérea fez uma promoção, compramos as passagens para o ano todo", lembra a economista Mariana Verdes, de 30 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário