terça-feira, 8 de maio de 2012

Novos tratamentos prometem eliminar manchas e até substituir a cirurgia plástica facial; conheça


Novos tratamentos prometem eliminar manchas e até substituir a cirurgia plástica facial; conheçaNovas tecnologias chegam aos consultórios de dermatologistas com a promessa de atuar em problemas específicos, aumentando ainda mais sua eficácia

  • Novas tecnologias chegam aos consultórios de dermatologistas com a promessa de atuar em problemas específicos, aumentando ainda mais sua eficácia
Todo ano dermatologistas do mundo inteiro se reúnem no encontro da Academia Americana de Dermatologia para apresentarem e discutirem métodos e tratamentos que resolvam os mais variados problemas de pele como flacidez, rugas, manchas, envelhecimento, acne, redução de colágeno, perda do contorno facial, entre outros. Esse ano, o encontro aconteceu em San Diego, na Califórnia, e trouxe novidades animadoras, que vão desde um método simples como a tecnologia que potencializa a penetração de ativos nas camadas mais profundas da pele até uma grande descoberta, como o laser que não dispara a melanina, descartando assim a possibilidade de efeito rebote no tratamento de manchas. “O método acaba de ser aprovado pelo FDA, nos Estados Unidos e representa um divisor de águas no tratamento de melasma. Estudos mostram uma eficácia de 92% dos casos, absolutamente sem efeito rebote, somente com o laser, sem uso de despigmentante”, ressalta a dermatologista Mônica Aribi, de São Paulo, que já adotou o tratamento entre seus pacientes e começa a ver a teoria sair do papel para se comprovar na prática. “Os resultados são concretos”, diz.

Precisão eficaz
Os equipamentos modernos estão cada vez mais segmentados para tratar de problemas específicos, o que contribui para uma eficácia maior. “As tecnologias de ponta são capazes de levar o tratamento o mais próximo possível da patologia. O estímulo das camadas mais profundas da pele até a musculatura favorece a recolocação dos músculos e da gordura devolvendo a juventude de forma natural. Com os benefícios atingindo níveis profundos, a tendência será ficar cada vez mais longe da cirurgia reconstrutiva”, acredita a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo.

Mas, como tudo tem os dois lados, ainda existe um aspecto desses novos tratamentos que parece estar longe do ideal: o custo. “Os avanços são significativos, mas a tecnologia ainda é cara, tanto para o médico adquirir quanto para o paciente utilizar”, reconhece a dermatologista Mônica Felici, de Campinas (SP).

Médicos explicam o mecanismo de ação e outros detalhes de cinco métodos que se destacaram no encontro americano

O que éTrata-se de uma tecnologia que trabalha com a eletroporação. “Uma técnica que potencializa a penetração de ativos, como vitaminas e minerais, nas camadas mais profundas da pele, revigorando as células. Na verdade é um processo simples, mas muito eficiente para aumentar o tônus e o vigor de peles cansadas e sem viço”, esclarece a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo.
Como é feitoSobre a pele limpa é aplicado um ativo de acordo com a necessidade da pele, vitamina C para manchas e envelhecimento causado pelo sol; DMAE para flacidez e elastina para aumentar o tônus e também tratar flacidez. “Caso haja mais de um problema a ser tratado, o ideal é alternar as sessões, para utilizar apenas um ativo por procedimento”, sugere a médica. Depois do ativo aplicado, o aparelho libera as ondas de eletroporação, que fisicamente causam um leve arrepio, por aproximadamente 30 min. O método não é localizado, mas aplicado em todo o rosto.
Indicado paraFlacidez da derme, perda de colágeno e a perda da definição do contorno facial.
Cuidados pós-tratamentoNão há nenhuma restrição, mas recomenda-se o uso de um protetor solar adequado ao tipo de pele.
Contra-indicaçãoGestantes e peles com lesões ou queimaduras. As cútis mais sensíveis precisam ser avaliadas pelo dermatologista.
Número de sessões indicadasAs primeiras quatro sessões devem ser semanais, depois mais quatro a cada 30 dias e uma sessão de manutenção a cada três meses.
Em quanto tempo aparece o resultadoJá na primeira sessão. “E são estimulantes e visíveis: pele brilhante, firme, luminosa e com viço”, descreve Patrícia Rittes.



Quanto tempo dura o resultadoSe a paciente fizer a manutenção a cada três meses, a dermatologista diz que sua pele terá um brilho e vigor constantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário