quinta-feira, 19 de abril de 2012

GORDINHA X GARREIRA


Gordinhas X Carreira
Nem sempre ser eficiente, responsável, dedicada e talentosa pode render às mulheres o tão sonhado emprego. Uma pesquisa realizada pela Universidade de East Lansing, em Michigan, nos Estados Unidos, concluiu que, mesmo não sendo consideradas obesas, as que apresentam sobrepeso ocupam nas empresas muito menos vagas de destaque do que os homens
Aqui no Brasil não existem estudos a respeito, mas há gordinhas bem resolvidas com seu corpo e sua carreira que dizem já ter se sentido discriminadas profissionalmente.
Alcione Ribeiro, 32 anos, publicitária que vive em São Paulo,é uma gordinha assumida. E feliz! Ela atua como redatora publicitária e editora de conteúdos pela internet. Conta que não encontrou nenhum problema para conquistar o atual emprego, mas que nem sempre foi assim.
"Meu atual chefe meconheceu por e-mail, gostou do meu trabalho e me convidou para fazer parte da equipe. Só então ele me conheceu pessoalmente. Mas nem sempre foi assim, nunca sofri o preconceito direto e abertamente, mas tenho certeza de que fui eliminada em alguns processos seletivos por causa do meu peso, já que eu correspondia muito bem a todos os outros requisitos para a vaga. Porém, a diferença está em como reagia a isso, nunca deixei me abater".
Na opinião de Alcione, a discriminação contra as mulheres gordas no mercado de trabalho não é algo generalizado. Mas está presente e acontece devido ao preconceito criado pelos próprios recrutadores.
"Hoje em dia temos excelentes profissionais que ocupam cargos importantíssimos em grandes empresas e estão acima do peso, uma vez que a capacidade de raciocínio independe da condição física. É claro que devemos levar em consideração que não é qualquer cargo que uma pessoa acima do peso pode ocupar, é complicado quando se exige algum tipo de esforço físico maior. Mas não acredito que a pessoa gorda seja incapaz de cumprir suas funções tão bem quanto uma pessoa magra. Acho que muitas vezes a discriminação ocorre por um preconceito criado pelos recrutadores, pois duvido que exista uma empresa sequer com a regra ‘proibido contratar gordos’ em suas normas e estatutos. O problema está nas equipes de RH, na falta de amadurecimento dos processos seletivos e, principalmente, na falta de avaliação efetiva de cada candidato".
De fato, segundo Melina Graf, gerente de Planejamento de Carreira da empresa Xavier Recursos Humanos, muitas vezes ocorrem casos em que pessoas obesas são preteridas em processos seletivos. "A empresa julga que eles podem ter problemas de saúde, faltar no trabalho para ir ao médico ou algum tipo de dificuldade que envolva o esforço físico".
Ela ressalta, porém, que não é a aparência que define a contratação de um colaborador e sim as competências e experiências que ele tem a oferecer para a empresa. "No entanto, em alguns mercados - como vendedora de cosmético, mercado de luxo, aeromoças, recepcionistas de eventos, agências de modelo, mercado de esportes, entre outros - existem algumas exigências em relação à beleza, pois o colaborador leva a imagem da empresa para os clientes".
De forma geral, diz Melina Graf, ser gorda não é fator limitante para o desenvolvimento de algum tipo de atividade profissional. "O importante é a forma como ela pode contribuir para a empresa e os resultados que pode gerar. Infelizmente as pessoas acabam sendo estereotipadas pelo seu tipo físico. Nestes casos, precisam provar que esse pré-conceito não é verdadeiro. E isto é demonstrado com o trabalho no dia a dia. Se o trabalho não exige esforço físico, a agilidade e a performance podem ser iguais para todos".Ambiente de trabalho
No ambiente de trabalho, a redatora Alcione diz que nunca teve o desprazer de sentir-se discriminada por ser gorda. Mas, se isso acontecesse... "Costumo não dar muita atenção à pessoas que me julgam pelo tamanho do meu corpo, para mim isso é tão pequeno e mesquinho que não me atinge. Conheço bem minha capacidade profissional, minhas qualidades e conhecimentos e sei que tudo isso nada tem a ver com o meu peso. Não sabia nem a metade do que sei hoje quando era 30 quilos mais magra. Quem sai perdendo é a empresa que deixou de me contratar pelo fato de eu ser gorda".
Para as mulheres gordas que vierem a sentir na pele a dificuldade de conquistar uma vaga devido ao seu peso, ela recomenda: saia por cima!
"Acredite, não vale a pena fazer tempestade em copo d'água. Mostre ao tal recrutador que você está acima do preconceito idiota dele e que o fato de ser reprovada por estar acima do peso só demonstra que essa empresa não vale a pena, que não é mesmo o seu lugar. Pois pense bem, se o recrutador da vaga age assim, como sera o comportamento dos demais na empresa?No mínimo duvidoso, não acha? Saia por cima".



Nenhum comentário:

Postar um comentário